
A Igreja é uma só desde sempre e manter a tradição, repetindo na Sagrada Liturgia as palavras pelas quais tantos Santos e Santas deram a vida para defender é um dos motivos que nos levaram a optar pelo latim. Foram, mais ou menos, 18 séculos de orações em latim. Milhares de Santos e Santos atingiram a santidade em grau elevado aprendendo a ler a Bíblia e a rezar em latim.
PORQUÊ ORAR EM LATIM ?
É uma língua sagrada
A língua latina foi consagrada na Paixão por sua inscrição mística na Cruz.
É a principal língua da oração católica
Oração em latim é uma oração em união com o resto da Igreja na mesma língua universal em que ela orou desde seu início.
É uma língua mística
“O latim… através do seu caráter digno suscita um profundo sentido do mistério eucarístico” - Papa São João Paulo II
Possui uma beleza e dignidade inerentes
Esta bela linguagem de oração eleva a mente e o coração por meios como o canto sagrado e a polifonia. A beleza inerente do latim é evidente até mesmo para aqueles no nível natural que o ouvem ser cantado ou orado.
É unificador e universal
O latim une de maneira única os fiéis na doutrina e na crença na mesma fé imutável em todas as partes do mundo.
É a língua de oração dos santos
Ao orar em latim, você está orando com as mesmas palavras exatas, na mesma língua exata que inúmeros santos oraram ao longo dos tempos e estão se unindo a eles ao entrar nesta venerável tradição que eles transmitiram e preservaram fielmente ao longo dos séculos.
É estável, imutável e imortal
Ao contrário das línguas faladas que estão constantemente em um estado de fluxo, mudança e evolução, a língua latina permanece a mesma.
É o arsenal da ortodoxia
“O ódio pela língua latina é inato no coração de todos os inimigos de Roma. Eles o reconhecem como o vínculo dos católicos em todo o universo, como o arsenal da ortodoxia contra todas as sutilezas do espírito sectário. . . Devemos admitir que é um golpe de mestre do protestantismo declarar guerra à língua sagrada. Se alguma vez conseguisse destruí-lo, estaria a caminho da vitória”. (Dom Gueranger, Instituições Litúrgicas, 8).
Cria um véu sagrado sobre a linguagem
O latim com seu véu linguístico sagrado cobre, santifica e mistifica nossas orações.
Nos ensina sobre Deus
A oração em uma linguagem sagrada manifesta a transcendência de Deus, Sua beleza, Seu poder, Sua onisciência e Sua santidade.
Ao orar em uma linguagem distinta dirigida apenas a Deus, nos ensina a humildade de aprender que Ele é Deus, e nós não.
Isso facilita ainda mais nossa adoração a Deus ao nos aproximarmos Dele de uma maneira única.
O diabo odeia o latim
O bispo Andrea Gemma, de Isernia (Itália), um dos maiores especialistas em exorcismo da Igreja Católica Romana, explicou: “Os demônios têm horror da língua [latina]”. Mais tarde, ele declarou: “O diabo está feliz com o quase desaparecimento do latim”. (Espírito Diário).
Quando o latim foi removido das orações nos anos 60, o inferno explodiu em todo o mundo (Pe. Carota, Latim Esmaga o Diabo).
Como uma língua sagrada,
o latim é inerentemente mais eficaz
“O latim é mais eficaz do que qualquer língua profana porque é uma língua sagrada e, por ser sagrada, é aos olhos de Deus mais preciosa e mais meritória” (Pe. Chad Ripperger, exorcista).




